Post

Um campo de petróleo é uma área onde estão instalados equipamentos para extração de combustível fóssil (hidrocarbonetos – composto químico constituído por átomos de carbono e de hidrogênio rico em energia) a partir de um reservatório. Estes reservatórios ficam localizado a profundidades variáveis sob a terra ou sob a superfície do fundo do mar. É possível que o campo seja produtor de petróleo com ou sem gás natural associado.

Reservatório subterrâneo:

O petróleo é drenado por uma série de poços perfurados que atinjam o reservatório após uma campanha de exploração onde são localizados os melhores locais para instalar os equipamentos de produção.

Produção em Campo Terrestre (Onshore):

Produção em Campo Marítimo (Offshore):

Pela regulação brasileira, cada campo é delimitado por uma área geográfica e sua operação é regida por um contrato de concessão ou partilha celebrado entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e os concessionários que detém os direitos de produção em cada campo.
Atualmente, existem 683 campos no regime de concessão e 10 no regime de partilha, sendo que os maiores campos em volume de produção de petróleo são Lula, Sapinhoá e Roncador nas bacias sedimentares de Santos e Campos.