Post

O pregão de hoje foi típico de um dia de desconfiança do mercado financeiro com a Petrobras. Mesmo com a alta do barril do petróleo, o WIT subiu 1,97% e o brent, 2,29%, as ações ON da companhia fecharam no vermelho em 4,14%, e as ações PN caíram 3,14%.

Os investidores ainda tentam entender o que está acontecendo com política de preços dos combustíveis da empresa. Há quem diga no mercado que nada mudou, que a Petrobras continua seguindo as cotações internacionais, ainda que com defasagem, mas tem crescido a desconfiança de que a companhia terá dificuldade para elevar os combustíveis caso o petróleo e o dólar continuem subindo.

Apesar dos aumentos do diesel e da gasolina programados para amanhã, analistas estimam que o preço no Brasil continua abaixo do preço internacional. Segundo Adriano Pires, do CBIE, chega a 6% na gasolina e a 12% no diesel.

A Petrobras alega sigilo comercial para não revelar a sua fórmula de cálculo, o que torna a desconfiança ainda maior e aumenta os movimentos especulativos de mercado.

 

 

Crédito da Imagem: (Andre_MA/Shutterstock)
Fonte: O Globo