Petrobras é uma tentação de ser usada para controlar a inflação e ajudar a ganhar eleições
Como empresa de economia mista, função da Petrobras deveria ser dar lucro para os acionistas, mas, em diferentes governos, a preocupação nunca tem sido o lucro; essa história só terá fim com a privatização
A Petrobras, se dá lucro, é um problema. A Petrobras, se dá prejuízo, é um problema. A Petrobras é um problema. Na realidade, para sermos justos, a Petrobras é uma obsessão de diferentes governos desde a sua criação. E por que a Petrobras é uma obsessão dos governos de direita, de esquerda e de centro? Pela tentação de quase sempre ter sido usada para controlar a inflação e ajudar a ganhar eleições.
É importante não esquecer que a Petrobras não é uma empresa estatal e sim uma empresa de economia mista. Se é uma empresa de economia mista a função objetivo da empresa deveria ser dar lucro para os acionistas. O problema é que em diferentes governos a preocupação nunca tem sido o lucro, produzir petróleo, gás natural e derivados com eficiência, com produtividade e obter taxas de retorno adequadas ao seu negócio.
CONTINUE LENDO!