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No informe de hoje, divulgamos os dados diários do CBIE sobre defasagem da gasolina, diesel e GLP.

O preço do diesel comercializado no mercado doméstico apresentou defasagem em relação à referência internacional. Por outro lado, a gasolina e o GLP vendidos nas refinarias nacionais apresentaram prêmio comparados ao mercado externo.

Os preços de paridade de importação foram calculados com base nos preços internacionais da gasolina, diesel, GLP e da taxa de câmbio no fechamento do mercado no dia 10/10.

Cenário Internacional Na data de referência, os contratos futuros do petróleo e seus derivados registraram perdas substanciais. Além da redução do risco geopolítico associado ao barril após o sucesso do acordo entre Israel e Hamas em Gaza, as negociações da commodity foram fortemente pressionadas pela volta da perspectiva de uma guerra comercial entre China e Estados Unidos (EUA). Após um período de relativa amistosidade, Donald Trump, presidente dos EUA, ameaçou um “aumento massivo” de taxas sobre produtos chineses, apontando para o que chamou de incrementos “hostis” nos controles de exportação de terras raras no país rival. A possibilidade de uma disputa tarifária prolongada entre as duas potências levou o preço do petróleo ao patamar mais baixo dos últimos 5 meses e a gasolina para o menor valor dos últimos 4 anos e meio.   

Petróleo Brent – Na referida data, a cotação do contrato futuro mais próximo do Brent teve desvalorização de 3,82%, fechando em US$ 62,73/b.

Cenário Nacional – A Petrobras não realizou ajustes nos preços dos produtos vendidos em suas refinarias, na data de análise.

Taxa de Câmbio – Na data em questão, a taxa de câmbio do real em relação ao dólar americano registrou valorização de 1,70%, fechando em R$ 5,44/US$.

Leia aqui o relatório completo, incluindo versão em inglês.