Quais são os maiores produtores mundiais de petróleo?

Apesar da busca por fontes de energia renováveis, o petróleo segue sendo a maior fonte de energia mundial. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em 2019, foram consumidos 100,1 milhões barris por dia (b/d) de petróleo no mundo. Para 2020, devido as paralisações econômicas e efeitos da pandemia, a perspectiva de consumo é um pouco menor, de 92,9 milhões b/d. Tal importância, faz com que diversos países possuam grandes incentivos financeiros para produzir a commodity. Além disso, por se tratar de um recurso natural, há também diversos países que dependem da produção externa de petróleo. Você sabe quais os maiores produtores de petróleo?

Segundo a Administração de Informações sobre Energia dos EUA (EIA), conforme pode ser visto na tabela abaixo, em 2019, os dez maiores produtores de petróleo foram responsáveis por mais de 70% da oferta mundial. Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos, com uma produção de 19,5 milhões de b/d, seguido pela Arábia Saudita, com 11,8 milhões b/d e pela Rússia, com 11,8 milhões b/d. O Brasil é, hoje, o oitavo maior produtor mundial com 3,67 milhões b/d.

Os EUA ultrapassaram a Rússia e a Arábia Saudita na produção de petróleo em junho de 2015, pela primeira vez de 1975, segundo estimativas da produtora de petróleo, BP. O crescimento da produção americana se deu devido a descoberta de reservas de óleo não convencionais (shale oil ou óleo de xisto), que permitiu ao país aumentar sua produção em mais de 1 milhão de b/d por anos consecutivos. A revolução americana do xisto, como é conhecida, começou em 2007 através da produção de gás, e rapidamente se expandiu para a produção de petróleo. Com a descoberta, o país deixou de ser o maior importador de petróleo. No entanto, esta vantagem não deve ser duradora já que a produção de óleo xisto cai rapidamente após os primeiros anos de exploração.

A Arábia Saudita e a Rússia continuam tendo um papel extremamente relevante no mercado mundial de petróleo. O primeiro indício de petróleo na Arábia Saudita foi descoberto em 1983 e, desde então, o país é um dos principais produtores de petróleo. Além disso, a Arábia Saudita é a líder da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) organização intergovernamental de 13 nações, criada em 1960 com o objetivo de ganhar força frente às companhias ocidentais compradoras de petróleo. Atualmente, a organização é capaz de influenciar a produção e o preço do petróleo, atendendo as necessidades dos produtores e consumidores. Apesar de não fazer parte da Opep, a Rússia possui grande influência sob os países exportadores da chamada Opep+, que além das 13 nações, possui países produtores de petróleo aliados de grande relevância no cenário global.

Tabela: Ranking dos 10 maiores produtores mundiais de petróleo
País Milhões b/d % do Total Mundial
Estados Unidos 19.51 19%
Arábia Saudita 11.81 12%
Rússia 11.49 11%
Canadá 5.50 5%
China 4.89 5%
Iraque 4.74 5%
Emirados Árabes 4.01 4%
Brasil 3.67 4%
Irã 3.19 3%
Kuwait 2.94 3%
Total Top 10 71.76 71%
Total Mundial 100.63

 

(Fonte: CBIE)

Comments are closed.

Navigate
EnglishPortuguese