Quantos quilômetros de linha de transmissão de energia temos no Brasil?

O Brasil possui atualmente 141.388 km de linhas de transmissão de energia elétrica, espalhadas por todo o território. O Operador Nacional do Sistema (ONS) é responsável pelo controle, monitoramento e planejamento da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, sob a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O ONS projeta que a extensão da rede de energia vai alcançar cerca de 185.500 km de linhas de transmissão em 2023:

Quantos quilômetros de linha de transmissão de energia temos no Brasil?As linhas de transmissão de energia fazem o transporte da eletricidade produzida pelas usinas geradoras aos consumidores por meio de cabos aéreos fixados em grandes torres de metal, para contato elétrico com pessoas, vegetação e veículos, conforme apresentado na Figura abaixo. As torres devem ser projetadas pra suportar os cabos em condições extremas, como fortes chuvas e ventos.

Quantos quilômetros de linha de transmissão de energia temos no Brasil?Decorrida a travessia de longas distâncias sob a forma de alta tensão, superior a 100 quilovolts (kV), para mitigar a perda de energia que ocorre no transmissão de longa-distância, a eletricidade irá se aproximar dos centros de consumo, onde passa por subestações que irão diminuir sua tensão elétrica, para que seja iniciado o processo de distribuição, por linhas de distribuição com tensão mais baixa, conforme apresentado no esquema abaixo:

Quantos quilômetros de linha de transmissão de energia temos no Brasil?Conforme a distância entre a geração de energia elétrica e uma região de alta demanda por eletricidade, pode existir uma concentração de linhas de transmissão de alta voltagem ligando os pontos, conforme observamos no gráfico abaixo, onde hidroelétricas na Região Norte do Brasil se conectam à Região Sudeste por meio de longos cabos de alta tensão. Inclusive, a intensa densidade demográfica nas regiões Sudeste, Sul e no litoral do Nordeste explicam a extensa rede de transmissão de alta tensão.

Quantos quilômetros de linha de transmissão de energia temos no Brasil?A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade. O planejamento da instalação de linhas de transmissão é um tema da maior relevância para o setor elétrico brasileiro, devido aos altos investimentos envolvidos e da alta demanda por eletricidade no país.

(Fonte: CBIE)

Comments are closed.

Navigate
EnglishPortuguese