Nuclear is back!

Por Adriano Pires

Energia nuclear pode ter grande importância na transição para uma matriz energética mais limpa

 

Uma das maneiras de aliviar as terríveis consequências ocasionadas pelas mudanças climáticas é termos uma matriz energética mundial mais limpa. Não há dúvida em relação a esta afirmação.

Os combustíveis fósseis são os vilões das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). Porém, a recente crise energética global vem nos mostrando o quanto ainda dependemos de combustíveis fósseis para mantermos a luz acesa. As metas das mudanças climáticas estão se mostrando difíceis de cumprir e os preços dos combustíveis fósseis estão disparando. Os governos procuram por geração confiável de eletricidade livre de carbono. A energia nuclear, uma fonte de energia antes abominada, volta a estar presente nos planos de redução das emissões de GEE.

Ao longo do seu ciclo de vida, a emissão de carbono da energia gerada por fonte nuclear é equivalente à da eólica, menor do que a da solar e, em ordens de magnitude, menor que a do carvão e do gás natural. As usinas nucleares ocupam muito menos espaço na paisagem do que as usinas solares ou eólicas e produzem energia também à noite ou em dias sem vento. Porém, a economia da nuclear não está clara. Os custos podem variar até dentro do mesmo país.

 

CONTINUE LENDO!

 

Publicado originalmente pelo Poder360.

POSTS RELACIONADOS

    SIGA NOSSA NEWSLETTER

    ENERGIA SEMANAL