Por Ramona Ordoñez para O Globo.
RIO – Com o reajuste médio de 4% nos preços da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias, anunciado nesta quarta-feira pela estatal, o combustível acumula alta de 28% no ano. De acordo com dados levantados pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o preço da gasolina para os distribuidores passou de R$ 1,5087 o litro, no dia 2 de janeiro último, para R$ 1,9291 na quarta-feira.
Já o óleo diesel , que representa boa parte do custo de caminhoneiros , subiu menos no ano: 19%. O diesel não teve o preço elevado. O último reajuste foi no dia 19 deste mês. O combustível é vendido em torno de R$ 2,2038 por litro nas refinarias, contra R$ 1,8545 no primeiro dia útil do ano.
Edmar Almeida, professor do Instituto de Economia da UFRJ, avalia que a Petrobras está recompondo os preços da gasolina, que até outubro estavam abaixo das cotações internacionais, enquanto os preços do diesel ainda estão acima.
Segundo o CBIE, no último dia 19 o diesel estava 3,6% mais caro em relação às cotações internacionais, e a gasolina era 6,4% mais barata.
— Não acredito que a Petrobras esteja represando os reajustes do diesel — diz Almeida.
A Petrobras precisa manter os preços alinhados à cotação internacional para não ter prejuízo na importação de derivados. Por isso, David Zylbersztajan, consultor e ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), também diz ser difícil que a estatal esteja represando o preço do diesel:
— Não acredito porque causaria distorções dentro da própria companhia, criando um desbalanceamento em sua estratégia de preços dos combustíveis.
A Petrobras explicou que, além das variações do câmbio e das cotações internacionais, os reajustes também consideram as condições de mercado específicas de cada produto e a análise do ambiente externo, permitindo à companhia competir de forma mais eficiente.
“Dessa forma, a exemplo do que se observa em outros países, as variações dos preços de gasolina e diesel ocorrem de forma independente.”
Uma forma de reduzir o impacto dos reajustes para os caminhoneiros, o Cartão Caminhoneiro lançado pela BR Distribuidora após a greve da categoria em maio do ano passado ainda tem baixa adesão. São 15 mil inscritos, sendo 5 mil já utilizando o instrumento que permite comprar créditos antecipados para abastecimento em cerca de 300 postos credenciados em rodovias.
A BR, privatizada em julho , informou que pretende ampliar essa abrangência “e tem por objetivo atingir toda a rede de postos rodoviários com sua bandeira.”