Post

Energia nuclear pode ter grande importância na transição para uma matriz energética mais limpa

 

Uma das maneiras de aliviar as terríveis consequências ocasionadas pelas mudanças climáticas é termos uma matriz energética mundial mais limpa. Não há dúvida em relação a esta afirmação.

Os combustíveis fósseis são os vilões das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). Porém, a recente crise energética global vem nos mostrando o quanto ainda dependemos de combustíveis fósseis para mantermos a luz acesa. As metas das mudanças climáticas estão se mostrando difíceis de cumprir e os preços dos combustíveis fósseis estão disparando. Os governos procuram por geração confiável de eletricidade livre de carbono. A energia nuclear, uma fonte de energia antes abominada, volta a estar presente nos planos de redução das emissões de GEE.

Ao longo do seu ciclo de vida, a emissão de carbono da energia gerada por fonte nuclear é equivalente à da eólica, menor do que a da solar e, em ordens de magnitude, menor que a do carvão e do gás natural. As usinas nucleares ocupam muito menos espaço na paisagem do que as usinas solares ou eólicas e produzem energia também à noite ou em dias sem vento. Porém, a economia da nuclear não está clara. Os custos podem variar até dentro do mesmo país.

 

CONTINUE LENDO!

 

Publicado originalmente pelo Poder360.