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De acordo com a atualização mais recente, em 3 de outubro, o preço médio do diesel na refinaria nacional ficou em R$ 0,07/litro (ou 1,5%) acima do preço no Golfo do México (EUA). O resultado deve-se ao aumento de 8% no preço internacional do diesel e da redução de 2,9% da taxa de câmbio (R$/US$), com relação à semana anterior (26/9). Durante o período de referência, não houve reajustes no preço da gasolina nas refinarias nacionais.

Veja o histórico dos últimos 2 anos no gráfico abaixo:

Na média semanal (de 26 de setembro a 3 outubro), o preço do diesel na refinaria nacional ficou R$ 0,01/litro (ou 0,07%) abaixo do preço no Golfo do México (EUA).

O preço da gasolina doméstica ficou R$ 0,38/litro (ou -10,4%) abaixo do preço no Golfo do México (EUA), em 3 de outubro. O resultado teve influência do aumento de 5,7% do preço internacional da gasolina, com relação à última semana, e da variação da taxa de câmbio, citada acima. Durante o período de referência, não houve reajustes no preço da gasolina nas refinarias nacionais.

Acompanhe a variação nos últimos 2 anos:

Na média semanal (de 26 de setembro a 3 de outubro), o preço da gasolina na refinaria nacional ficou próxima à paridade internacional, ficando R$ 0,44/litro (ou -11,7%) abaixo do preço no Golfo do México.

No período de referência, a cotação do barril de petróleo e dos derivados teve forte influência da passagem do furacão Ian, no Golfo do México. O preço do energético, também, ficou sob efeito das expectativas acerca da próxima reunião dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+), marcada para 5 de outubro. O grupo, liderado pela Arábia Saudita e pela Rússia, sinalizou a possibilidade de cortes de produção a partir de novembro, motivados pela tendência de baixa observada ao longo dos últimos meses. Segundo especialistas, a ideia seria manter os preços em patamares mais elevados, reduzindo artificialmente o nível de oferta nos mercados internacionais, de forma que a demanda voltaria a pressionar as cotações.

Nos Estados Unidos (EUA), o furacão Ian restringiu o trânsito de embarcações no Golfo do México e interrompeu a circulação de mercadorias e pessoas no estado da Flórida, terceiro mais populoso do país. A imprevisibilidade de fenômenos desta natureza alimentou temores de que resquícios da tempestade poderiam atingir infraestruturas da indústria de óleo e gás em regiões vizinhas à Flórida. Além disso, a divulgação do relatório semanal de acompanhamento do mercado de petróleo da Administração de Informação de Energia dos EUA, EIA na sigla em inglês, apontou para quedas nos estoques de derivados. Na análise, os estoques de combustíveis “destilados”, grupo que inclui as variações do diesel e do heating oil, apresentou queda de 2,9 milhões de barris, fechando a semana de análise em patamar 20% inferior à média dos últimos 5 anos para essa época do ano. Já os estoques da gasolina apresentaram redução de 2,4 milhões de barris em relação à semana anterior, representando um nível 6% inferior à média dos últimos 5 anos para o período.

No cenário internacional, dois dados balancearam as variações no preço do barril ao final do período. No setor financeiro, o dólar perdeu tração no último dia da análise, resultando em um posicionamento mais fraco da moeda em relação ao observado nas últimas semanas, mitigando parte das preocupações quanto à recessão. Sob a ótica da produção, os resultados da atividade manufatureira para os principais centros produtores do mundo, como EUA, China, Alemanha e Japão, tiveram resultados aquém do esperado, reduzindo as expectativas sobre a demanda de energéticos.