O QUE É UMA FONTE RENOVÁVEL DE ENERGIA?

Por CBIE

Uma fonte de energia é chamada de renovável quando o aproveitamento atual do recurso utilizado para sua geração não impede um uso futuro. Ou seja, são fontes inesgotáveis de energia que se mantém disponíveis ao longo do tempo. Alguns exemplos de recursos renováveis mais conhecidos são: sol (energia solar), vento (energia eólica) e água (energia hidráulica).
As fontes não renováveis são as que dependem de recursos finitos na natureza, ainda que estejam disponíveis em grandes quantidades. Sua formação depende de processos que duram milhões de anos, muito além da escala temporal humana. Os combustíveis fósseis são um exemplo usual, como petróleo, gás natural e carvão.
No Brasil, o último cálculo feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou que as renováveis suprem 43,2% da demanda total de energia, com destaque para biomassa (17,4%) e hidráulica (11,9%), como apresentado no Gráfico 1.

                         Gráfico 1. Participação das fontes renováveis na oferta total de energia.
Em relação ao setor elétrico esse percentual quase dobra, chegando a 80,4%. O Gráfico 2 mostra que as principais fontes renováveis são hidráulica (65,2%), biomassa (8,2%) e eólica (6,8%), com a última apresentando o maior crescimento percentual em relação a 2016: 26,5%.

                   Gráfico 2. Participação das fontes de energia para geração elétrica no Brasil.

Outras fontes de energia renováveis menos conhecidas e/ou desenvolvidas são: mares e oceanos (energia maremotriz), ondas, evaporação da água, hidrogênio, matéria orgânica e calor da Terra (energia geotérmica).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags:

POSTS RELACIONADOS

    SIGA NOSSA NEWSLETTER

    ENERGIA SEMANAL